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O Que é Carência de um Plano de Saúde?

Podemos dizer que a carência de um plano de saúde nada mais é do que o tempo que o beneficiário deverá aguardar para poder utilizar os benefícios do seu próprio convênio.

Cada tipo de plano ou operadora deve seguir as leis de determinação dos prazos de carência, mas algumas operadoras oferecem períodos mais curtos como um diferencial na hora de sua contratação.

Para saber quando você pode utilizar os serviços do seu plano, é fundamental prestar 

nas questões contratuais para não se surpreender na hora em que for realizar determinado procedimento médico.

Entretanto, essas informações devem estar bem definidas no contrato do plano que fazem parte de todo tipo de contrato, apesar de funcionarem de maneiras diferentes para cada um deles, segundo a ANS:

  • Plano de saúde coletivo: pode ter isenção de carência em plano de saúde em dois casos — se o ingresso do beneficiário ocorrer no aniversário de contrato ou se até 30 dias após a celebração do contrato;
  • Plano de saúde empresarial: para os planos com mais de 30 beneficiários, pode haver a indenização de carência, desde que solicitada;
  • Plano de saúde individual ou familiar: há aplicação de carência.

Qual o tempo de carência a ser aguardado após a contratação do plano?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) determina e regulamenta o prazo de carência para determinadas situações. Veja a seguir com mais detalhes:

  • 24 horas: para casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis;
  • 300 dias: para partos a termo, excluídos os partos prematuros;
  • 24 meses: para lesões e doenças preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir);
  • 180 dias: para as demais situações.

Vale ressaltar que esses são os prazos limites, não podendo ser excedido pela operadora. Para atrair mais beneficiários, a operadora pode determinar prazos menores ou até mesmo não exigir nenhum tipo de carência como diferencial de venda.

E se eu precisar de atendimento médico durante a carência?

Atendimentos de urgência e emergência são obrigatórios após 24 horas da contratação do plano de saúde. Ou seja, em caso de acidentes ou risco de vida, o atendimento é garantido após um dia de plano ativo.

Consultas eletivas e exames simples, ou seja, cuidados de rotina de saúde, tem prazo máximo de um mês para liberação. Enquanto que para exames mais complexos, cirurgias eletivas e internações, são 6 meses a partir da contratação.

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